Movie Playlist: Filmes de Halloween para crianças que vos podem dar nostalgia



    Gosto de dizer que o Halloween é um Natal carnavalesco. Infelizmente, este ano vai ser diferente, especialmente para as crianças. Por isso mesmo, decidi trazer-vos uma lista de filmes kid-friendly (bons para crianças) excelentes para esta época. Assim, como não vão sair para pedir guloseimas, pelo menos não chateiam os mais velhos, e também é uma ótima oportunidade para (re)ver alguns dos filmes infantis mais únicos. 






    Já estariam à espera que incluísse Coraline, não? Bem, se nunca viram (o que duvido) é um must, sem dúvida. Conta-nos a história de uma menina que se muda com os pais para uma nova casa no meio do nada. Ela está sempre aborrecida e triste porque os pais não lhe dão tanta atenção por estarem sempre a trabalhar. Quando descobre uma porta secreta para outro mundo encontra os seus pais de sonho: são iguaizinhos aos reais, mas fazem-lhe todas as vontades. Podem assumir que tem tudo para dar para o torto. 





    Frankenweenie tornou-se, logo a partir da estreia, num clássico instantâneo de Tim Burton. É uma versão animada do Frankenstein de Mary Shelley. Victor Frankenstein é um rapaz cujo cão, Sparky, falece num acidente de carro. Depois de aprender sobre bioeletricidade na escola, ele tenta trazer Sparky de volta dos mortos. Mais cedo ou mais tarde, o seu amigo Edgar descobre e ambos tentam dar vida a outros animais de estimação falecidos... Bem, terão de ver pelos vossos próprios olhos.






    Muitos filmes de terror descrevem a aparentemente impossível comunicação com os defuntos. Contudo, nenhum o faz tão comicamente como ParaNorman (que não é, claramente, um filme de terror). Apresenta-nos Norman, um rapaz de 11 anos supostamente normal. Contudo, ele consegue ver e falar com fantasmas, incluindo o da sua falecida avó. Para além disso, interessa-se por filmes de terror e por estudar crenças sobre fantasmas. Ao descobrir que há uma bruxa a amaldiçoar a cidade, Norman é o único que os poderá salvar.






    The Corpse Bride (A Noiva Cadáver), é, inevitavelmente, um clássico. Victor Van Dort é um jovem que está prometido a casar com Victoria Everglot. Infelizmente, enchido de nervos, arruína o ensaio de casamento. Mais tarde, quando está na floresta a ensaiar os votos, põe o anel no que lhe parecia ser um galho em forma de mão, mas acaba por ser uma mão de um cadáver, Emily, esta julgou que ele lhe estava a pedir em casamento. Ela rapta-o para o mundo dos mortos e o que vemos a seguir é a tentativa de ele escapar enquanto a família dele, da noiva e a mesma pensam que ele desapareceu. Alucinante, eu sei.  






    The Nightmare Before Christmas (O Estranho Mundo de Jack) é sobre este tal Jack. Ele vive na Cidade do Halloween e está farto de todos os anos repetir sempre o mesmo no Dia das Bruxas, já que ele é "O Rei das Abóboras". Jack encontra um círculo de árvores, depois de vaguear toda a noite pela floresta, e, por acidente, entra na Cidade do Natal. Fica completamente encantado pelo espírito natalício e, quando volta para casa, decide que o quer implementar na Cidade do Halloween. Será que corre bem?






    Um dos filmes que mais me dava arrepios enquanto criança era A Casa Fantasma. Quando os pais de DJ saem da cidade durante o fim-de-semana e o deixam com a babysitter, o seu melhor amigo, Chowder, vai ter com ele e, enquanto joga com a bola de basketball, acaba por atirá-la para a casa da frente, que todos no bairro conhecem como a casa do Nebbercracker, um homem solitário. O senhor irrita-se com eles e, ao preparar-se para lhes gritar em cima, tem um ataque cardíaco e é levado para o hospital. Na noite a seguir DJ está constantemente a receber telefonemas assustadores. Ele, Chowder e mais uma rapariga que conhecem no dia decidem descobrir o que se passa realmente dentro da casa...






    Halloweentown é O clássico de Halloween do Disney Channel. Quando Aggie Cromwell visita os netos e descobre que a sua filha nunca lhes tinha contado que eram bruxos fica desiludida e discutem. Marnie, a neta mais velha, ao ouvir a conversa, decide seguir a avó pelo autocarro mágico com o seu irmão Dylan. Mais tarde percebem que a irmã mais nova, Sophie, também se tinha juntado a eles de surpresa. Vão descobrir todos os encantos de Halloweentown e percebem que há uma força poderosa a tentar vingar-se dos humanos. Claro que estas crianças vão querer fazer alguma coisa para salvar os humanos de serem expulsos da cidade. O filme acabou por ter sequelas, mas nada bate o original.






    No século XVII (em Salem), Emilly é raptada por três irmãs bruxas (Winifred, Mary e Sarah Sanderson), começa assim Hocus Pocus (Três Bruxas Loucas). As bruxas queriam preparar um elixir que atraísse a força vital da rapariga para elas. Apesar da tentativa do irmão de Emilly para a salvar (ele acaba por ser petrificado), as irmãs conseguem tornar-se mais jovens e querem continuar a sacrificar crianças para se manterem assim. Mais tarde, os que procuravam a rapariga raptada chegam à casa das irmãs e elas são sentenciadas à morte. 
    Mesmo antes de morrer, as últimas palavras de Winifred são uma maldição em que, quando alguém virgem acendesse a vela da chama negra na Noite das Bruxas, elas voltariam dos mortos. Anos mais tarde, em 1993, Max muda-se para Salem e apaixona-se por Allisson (que sabe sobre as irmãs Sanderson). No Halloween, invadem a antiga casa das irmãs e ele acende, sem saber, a vela da chama negra. Assim, as bruxas voltam da morte. 







    Don't Look Under The Bed  (Aventuras Incríveis), outro original do Disney Channel, conta-nos a história de Frances, uma rapariga de 13 anos que se julga já adulta e não quer saber de coisas de crianças. Quando começam a acontecer coisas estranhas na cidade que, por alguma razão, a incriminam, ela só tem Larry Houdini, um rapaz que apareceu misteriosamente e que só ela vê, para a ajudar. Ele diz-lhe que quem está a causar estes estragos é o Boogeyman (o bicho papão), que deve ter algum problema com ela para estar a fazer isto (spooky). A partir daí vão tentar descobrir como se livrar do bicho papão.



    Todos estes filmes têm uma coisa em comum. Uns mais cómicos que outros, não deixam de ser peculiares e marcantes do Dia das Bruxas. São o que gosto de chamar de kid-scary (assustadores para crianças); são estranhos e bizarros, mas não deixam de ter algo de reconfortante, quase como uma fonte de nostalgia vitalícia (pelo menos falo por mim, já que cresci com estes filmes). Acredito que qualquer pessoa que os veja pela primeira vez é capaz de ver o potencial destes filmes e o seu toque especial. São os 9 filmes perfeitos para ver com a pequenada no Halloween.



Comentários

Postagens mais visitadas