Stardust - O Melhor Comfort Movie Para o Dia dos Namorados
Stardust é um filme muito especial. Está cheio de fantasia, romance, ação e loucura nas quantidades necessárias para criar uma longa-metragem única. Se estão à procura de um feel-good movie para vos aquecer o coração no Dia de S. Valentim este é perfeito.
Tristan é o nosso protagonista, um jovem que vive com o seu pai numa pequena aldeia chamada "Wall", principalmente por se situar perto da muralha que separa o mundo dos humanos com o mundo fantástico de Stormhold. Este muro é guardado por um senhor idoso e pela sua família há gerações, assim ninguém consegue sair e entrar livremente.
Sem saber a verdade sobre a mãe que nunca conheceu, Tristan tem uma vida calma. Trabalha numa loja local e passa grande parte do tempo a tentar cortejar Victoria, que está interessada noutro rapaz. Um dia, quando consegue convencê-la a fazer um piquenique com ele, diz-lhe que seria capaz de lhe oferecer qualquer coisa. Com isso em mente, e ao ver uma estrela cadente a cair ao longe em Stormhold, Victoria não hesita e pede-lhe que a vá buscar e que a consiga entregar antes do aniversário dela, que seria dentro de uma semana.
Apesar do muro que o impede de chegar ao mundo proibido e de apanhar a estrela, Tristan, utilizando umas velas mágicas deixadas pela sua mãe, consegue chegar ao sítio específico onde aterrou a estrela. Acontece que a estrela já não é uma estrela, assumindo o seu aspeto humano em terra, quando se apresenta a Tristan diz que se chama Yvaine.
Começam uma relação forçada em que Tristan a rapta para ela ir com ele ter com Victoria. Desta vez terão de ir a pé. Contudo, ele não é o único a querer a estrela caída. Antes de falecer, o rei de Stormhold disse aos filhos, os que ainda estavam vivos (sendo 7 no total - e cujos nomes enumeram esse mesmo total, com Primus, Secundus, Tertius, Quartus etc.), que o herdeiro legítimo do trono seria aquele que conseguisse encontrar primeiro o rubi. Por coincidência, esse mesmo rubi foi o que fez Yvaine cair para a terra.
Ao ver a primeira estrela caída em 200 anos, três irmãs bruxas decidem ir atrás dela. As estrelas devolvem-lhes poder e juventude, por isso vêem a sua posse como uma obrigação. Como não lhes sobrou muita "estrela" desde a última, decidem que Lamia, uma das irmãs, deve ir sozinha buscar a nova oportunidade de reaver os poderes.
Como está visto, nem tudo corre bem. A bruxa vai tentar todos os truques no baralho para atrair Tristan e Yvaine, enquanto os príncipes continuam atrás do rubi, vão matando-se uns aos outros para eliminar a concorrência (os fantasmas dos que morreram continuam a seguir a história como se fossem espectadores como nós) e acabam por se juntar à balbúrdia. Os protagonistas conhecem personagens excêntricas que os ajudam a sobreviver a aventuras arriscadas. Robert De Niro faz uma das suas aparências cinematográficas mais cómicas.
À medida que passam mais tempo juntos, e como qualquer filme romântico que requer a existência de um padrão conhecido ao público, Tristan e Yvaine passam de inimigos, a amigos e, mais tarde, a mais do que isso. É uma transição lenta ao início, mas clara, e é o que faz todo o filme valer ainda mais a pena a partir da sua metade.
É uma história inocente sobre um amor inocente. Lida com desgosto amoroso e amor proibido. É bom para crianças e adultos porque traz a esperança do amor verdadeiro. Pode parecer rebuscado por vezes, mas é devido ao fantástico que o rege. É quase como se fosse tudo um sonho, daqueles em que nem dá vontade de acordar. Stardust está tão epicamente feito que ajuda-nos a acreditar no que por vezes parece impossível.
Retratam a versão mais pura e bonita do amor, que se pode encontrar em qualquer lado a partir de uma amizade profunda. Por isso, Stardust é dos filmes mais românticos que conheço. É impossível assisti-lo e terminar sem ficar com a segurança e certeza de que tudo vai correr bem, é um sentimento incrível para estes tempos incertos. Preparem-se para muita ação, comédia e amor à mistura.
Comentários
Postar um comentário